Home Blog

Brasil lança campanha contra fakes e discurso de ódio na internet

0

Evento do G20 em São Paulo propõe ações de combate à desinformação

Promovido pelo Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), o seminário sobre integridade da informação contou com a presença de representantes de cerca de 50 países (Foto: G20/Divulgação)
Promovido pelo Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), o seminário sobre integridade da informação contou com a presença de representantes de cerca de 50 países (Foto: G20/Divulgação)

Autoridades brasileiras e estrangeiras se reuniram nessa quarta-feira (1º), em São Paulo, para discutir a importância de ações que fortaleçam o acesso à informação de qualidade como um bem público. Promovido pelo Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), o seminário sobre integridade da informação contou com a presença de representantes de cerca de 50 países e abordou temas como o enfrentamento à desinformação e aos discursos de ódio, principalmente no ambiente digital.

“As pessoas sempre tiveram discursos de ódio, sempre mentiram, sempre espalharam maledicências, mas [a atual] escala global e nível de sofisticação [com que estes conteúdos são disseminados] é preocupante”, declarou a subsecretária-geral de Comunicações Globais da Organização das Nações Unidas (ONU), Melissa Fleming, na abertura do evento.

Responsável por supervisionar as operações de comunicações estratégicas da ONU, incluindo os serviços de notícias e mídia digital, Melissa comentou que a própria organização composta por 193 Estados-Membros é alvo de campanhas organizadas de desinformação. Para a subsecretária, a divulgação de desinformação e discursos de ódio ameaça as instituições públicas e a democracia em todo o mundo, principalmente em um contexto de crescente uso de ferramentas de inteligência artificial.

“Podemos dizer que é um momento de grande ansiedade. Alguns, inclusive, podem dizer que este é um momento temeroso […] Na minha perspectiva, estamos vendo ameaças em todos os cantos do mundo […] Estamos preocupados pois sabemos que a inteligência artificial tem alimentado algoritmos projetados para atrair a atenção de usuários e amplificar postagens que geram ódio e conteúdos racistas, xenofóbicos e antissemitas, por exemplo. Ao mesmo tempo, esses mesmos algoritmos frequentemente limitam o alcance das informações verdadeiras”, comentou Melissa, defendendo o direito de as pessoas obterem informações confiáveis.

“Falamos muito sobre a informação digital porque o ambiente digital, de fato, gera grande parte das toxinas dos nossos sistemas [de informação] e navegar neste ambiente tóxico e polarizado é extremamente difícil, mas precisamos de um ecossistema saudável por inteiro. Estamos especialmente preocupados com o impacto [das campanhas de desinformação] nos processos democráticos. Bilhões de eleitores irão às urnas este ano, em mais de 60 países. Eles tomarão decisões importantes não só para seus futuros, mas que, em um mundo interconectado, importam a todos”, acrescentou Melissa, conclamando todos a conhecerem os princípios que a ONU vem recomendando que os Estados-Membros adotem como forma de aprimorarem suas iniciativas em defesa da integridade da informação. “Temos esperança de que eles sirvam como guias para os países-membros na construção de regulamentações nacionais”, destacou.

Bem público

O diretor-geral adjunto de Comunicação e Informação da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Tawfik Jelassi, também comentou a importância de o acesso a informações de qualidade ser tratado como um bem público.

“Esse conceito da informação como um bem público já foi endossado pela Unesco e seus Estados-Membros. É isso que precisamos promover e proteger, pois não queremos informações que representem uma ameaça pública. A questão é como transformar essa ideia em ações concretas”, disse Jelassi, acrescentando que a Unesco aprovou uma série de sugestões para a efetiva governança das plataformas digitais.

“Sabemos que as plataformas e as mídias sociais criaram oportunidades para democratizar o acesso [da população global às informações e ao conhecimento], mas também sabemos os inúmeros desafios e riscos que elas trazem consigo”, comentou o diretor-geral da Unesco, endossando a preocupação de Melissa Fleming com o eventual impacto do uso indevido da inteligência artificial durante o processo eleitoral.

“Sabemos que, este ano, cerca de 2,6 bilhões de eleitores de diversos países irão às urnas votar. Tememos o risco da desinformação, da [divulgação de] informações erradas que influenciam [a decisão dos] eleitores, isso quando não os impedem de participar de um processo democrático. Obviamente, o resultado destas eleições vão moldar o mundo de amanhã. E serão um teste global para a democracia e para as liberdades de expressão e de acesso à informação em todo o mundo”, afirmou Jelassi.

Brasil

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, destacou algumas das ações que o governo brasileiro vem implementado, como a estratégia nacional de educação midiática. Nesta quarta-feira, a Secom lançou o primeiro vídeo da campanha contra a desinformação e o discurso de ódio na internet.

“Acreditamos que a integridade da informação depende do fortalecimento do jornalismo público, comunitário e privado. Estamos trabalhando na expansão da rede nacional de comunicação pública, em parceria com as universidades e institutos federais, o que vai triplicar a rede de rádios e pode duplicar as emissoras de televisão. Ampliamos os mecanismos de sustentabilidade de emissoras comunitárias e estamos caminhando para fortalecer a sustentabilidade de produtores de conteúdo jornalístico”, disse Pimenta.

“Além disso, entendemos que é fundamental avançar na regulamentação democrática das plataformas digitais. O modelo de negócios das empresas favorece a disseminação da desinformação e do discurso de ódio. As plataformas precisam ter mais responsabilidade para garantir que o ambiente digital não seja usado para a disseminação de conteúdos ilegais”, acrescentou o ministro, defendendo que a regulação deve ser “equilibrada para promover a liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, proteger outros direitos fundamentais para os cidadãos”.

Paulo Pimenta também destacou que esta foi a primeira vez que o tema da integridade da informação foi pautado em um evento do G20, que este ano está sendo presidido pelo Brasil. “Este é um reconhecimento de que os impactos da desinformação e dos discursos de ódio são enormes”, avaliou.

Por: Agência Brasil

Unidade Móvel Odontológica: Prefeitura de Petrolina divulga cronograma do mês de maio 2024. Atendimentos a partir de hoje, quinta-feira(2)

0

Prefeitura de Petrolina divulga cronograma da Unidade Móvel Odontológica de Agosto | Petrolina e Região | G1

No decorrer deste mês de maio, a Unidade Móvel Odontológica da Prefeitura de Petrolina estará em operação em 15 localidades na zona rural, com o intuito de proporcionar um acesso mais fácil aos serviços de saúde bucal para os residentes das áreas mais afastadas da cidade.

Ao longo de todo o período, a Unidade Móvel estará em diferentes pontos, dispondo de um consultório totalmente equipado para atender os usuários das comunidades abrangidas. É necessário apresentar documento oficial com foto e cartão SUS. A equipe estará pronta para receber a população a partir das 8h.

Veja o Cronograma

  • 02/05 – Ponta da Serra
  • 03/05 – Sítio Manteiga
  • 13/05 – Água Branca
  • 14/05 – Malhadinha
  • 15/05 – Simpatia
  • 16/05 – C-1
  • 17/05 – Cruz de Salinas
  • 20/05 – Porteiras
  • 21/05 – Uruás
  • 22/05 – Porto da Ilha
  • 23/05 – Almas
  • 24/05 – N-11
  • 27/05 – Satisfeito I
  • 28/05 – Bebedouro
  • 29/05 – N-7

Ascom

Tempo e Temperatura! Vai continuar chovendo? Veja a previsão de hoje para sua região

0

Confira a previsão completa do tempo para a sua região e garanta o conforto durante o dia! Nesta quinta-feira (02/05), diferentes regiões do Brasil apresentam condições climáticas distintas conforme os sistemas meteorológicos em ação.

verão, el nino, previsão do tempo, calor

O QUE VEM POR AÍ

Sul

Uma frente fria em deslocamento em direção ao Sudeste trará instabilidade ao Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, espera-se chuva forte ao longo do dia, podendo causar preocupações, especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, devido ao solo saturado. No leste e norte do Paraná, incluindo Curitiba, o dia iniciará com sol e calor, com possibilidade de chuvas no fim da tarde.

Sudeste

A maior parte da região terá tempo firme, com sol e calor. Apenas o sudoeste de São Paulo pode registrar chuvas isoladas no fim do dia, em decorrência da aproximação de uma frente fria, porém sem impacto significativo.

Centro-Oeste

Uma área de baixa pressão continuará facilitando a entrada de umidade em Mato Grosso do Sul, com chuvas isoladas no oeste durante a tarde. O mesmo padrão é esperado para o oeste e norte de Mato Grosso. Em Goiás, Campo Grande e Cuiabá, o calor persistirá durante a tarde, sem previsão de chuvas significativas.

Nordeste

No centro-oeste da Bahia, o tempo permanecerá firme. Por outro lado, a influência marítima trará nuvens carregadas para o litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão, com possibilidade de chuvas a qualquer momento do dia. Nas demais áreas, espera-se sol com pancadas isoladas.

Norte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando a região. Em Manaus, sul de Roraima e litoral do Amapá, chuvas fortes devem persistir ao longo do dia. No sul do Tocantins, o tempo permanecerá firme. Nas demais áreas, como Rondônia, Acre, interior do Amazonas e Pará, chuvas isoladas são esperadas no fim da tarde.

TRE-PE terá ampliação de horário para atendimento a partir deste sábado (4)

0

Até quarta-feira (8), as unidades de atendimento aos eleitores funcionarão até às 18h

Especial Eleições 2024 - Radar Governamental

O TRE Pernambuco terá nova ampliação de horário e vagas para atendimento aos eleitores na reta final de fechamento do cadastro eleitoral a partir deste sábado (4). Até quarta-feira (8), último dia do fechamento do cadastro eleitoral, todas as unidades da Justiça Eleitoral do Estado voltadas ao atendimento dos eleitores funcionarão até as 18h, e não mais até as 16h,

As novas vagas criadas com a ampliação dos horários estarão disponíveis no sistema para agendamento já a partir desta sexta-feira (3) para todas as zonas eleitorais do Estado. Os atendimentos devem ser previamente agendados pelo site do Tribunal.

Com a mudança, as unidades funcionarão das 8h às 18h no sábado (4), segunda (6), terça (7) e quarta-feira (8). No domingo (5), o atendimento será das 9h às 18h. Já os postos localizados nas unidades do Expresso Cidadão dos shoppings RioMar, Boa Vista e Patteo Olinda só não funcionam no domingo (5), seguindo as regras de abertura do Expresso. Nos demais dias, funcionam das 8h às 18h.

A unidade do shopping Guararapes é a única que continuará funcionando das 9h às 18h, de acordo com o horário do centro comercial.

O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explica que este é mais um esforço do Tribunal para atender a demanda dos eleitores por serviços eleitorais. “É a segunda ampliação do horário que estamos promovendo diante do aumento da procura por parte do eleitorado. O nosso objetivo é que possamos atender uma quantidade mais ampla possível de eleitores, principalmente aqueles que procuram o primeiro título”, afirma.

Os atendimentos devem ser agendados no site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). Para marcar, acesse a aba “Serviços Eleitorais” e depois “Agende seu atendimento”.

Atendimento on-line

O atendimento presencial é imprescindível para quem vai tirar o primeiro título ou atualizar a biometria. Os eleitores e eleitoras com biometria coletada há menos de dez anos podem realizar diversos serviços no site do TRE-PE, sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento, a exemplo de solicitação de 2ª via, mudança de local de votação, impressão do número do título de eleitor, atualização do nome, solicitação de seção com acessibilidade.

Para isso, no entanto, é preciso estar sem qualquer pendência. No Atendimento Remoto, é possível consultar sua situação eleitoral.(Diário de Pernambuco)

Presidente Lula sanciona lei que altera tabela do ´Imposto de Renda`

0
”Não haverá desoneração para favorecer os mais ricos”, diz presidente

Durante ato de centrais sindicais, em celebração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo, Lula disse que ''não haverá desoneração para favorecer os mais ricos'' (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nessa quarta-feira (1º) a manutenção da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. Durante ato de centrais sindicais, em celebração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo, Lula disse que “não haverá desoneração para favorecer os mais ricos”.

O Congresso Nacional já tinha aprovado o projeto de lei da desoneração que prorroga, até 2027, a troca da contribuição previdenciária – correspondente a 20% da folha de pagamento – por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta de empresas de 17 setores da economia. O projeto também cortou de 20% para 8% a alíquota das contribuições ao INSS por parte dos municípios com até 156 mil habitantes.

“A gente faz desoneração quando o povo pobre, ganha quando o trabalhador ganha, mas fazer desoneração sem que eles sequer se comprometam a gerar um emprego, sem que eles sequer se comprometam a dar garantia para quem está trabalhando. Eu quero dizer que no nosso país não haverá desoneração para favorecer os mais ricos e sim para favorecer aqueles que trabalham e que vivem de salário”, disse Lula.

A desoneração da folha de pagamento tem impacto de cerca de R$ 9 bilhões por ano à Previdência Social. A ajuda aos pequenos municípios fará o governo deixar de arrecadar R$ 10 bilhões por ano.

O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal e a ação tem o placar de 5 a 0 na Corte para suspender a desoneração. Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é preciso encontrar um caminho para evitar prejuízos à Previdência Social. “A receita da Previdência é sagrada para pagar os aposentados. Não dá para brincar com essa coisa”, disse o Presidente

Imposto de Renda

Durante o ato com trabalhadores em São Paulo, Lula sancionou o Projeto de Lei nº 81/2024 que corrige a tabela do Imposto de Renda, aumentando a isenção para quem recebe até dois salários mínimos por mês. Ele reafirmou a promessa de, até o fim do seu mandato em 2026, aprovar a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

“Esse país vai tratar com muito respeito 203 milhões de homens e mulheres que moram nesse país. A economia brasileira já voltou a crescer, o salário já voltou a crescer, o imposto de renda eu prometi para vocês que até o final do meu mandato, até R$ 5 mil as pessoas não pagarão imposto de renda. E estou dizendo para vocês a palavra continua em pé”, disse, destacando a articulação dos seus ministros com o Congresso Nacional na aprovação de medidas de interesse do governo.

Na solenidade, , Lula assinou o decreto de promulgação da Convenção e Recomendação sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos.

Ato esvaziado

O ato em São Paulo foi realizado no estacionamento da Neo Química Arena (estádio do Corinthians), na zona leste da capital paulista. Pela primeira vez, a celebração deixou de ser realizada na região central da cidade, no conhecido Vale do Anhangabaú.

Durante seu discurso, Lula comentou sobre o esvaziamento do evento e cobrou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais.

Campanha eleitoral

Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) esteve presente no ato do Dia do Trabalhador ao lado do presidente Lula, que pediu votos para o aliado nas eleições municipais de outubro deste ano. “Eu vou fazer um apelo, cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”, disse o presidente.

O Presidente em seu discurso falou do pré-candidato“Esse jovem, ele está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, ele está disputando contra o nosso adversário estadual e ele está disputando contra o nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três adversários. E, por isso, eu quero dizer para vocês, ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”, acrescentou Lula.

Está chegando o ´Cortejo do Projeto Forró Para Todos` que vai levar animação às ruas de Petrolina com Ivan Greg, Celso José e Jailson Costa neste domingo (5)

0

Cortejo do Projeto ´Forró Para Todos` leva animação às ruas de Petrolina com Ivan Greg, Celso José e Jailson Costa neste domingo (5)

Os músicos Ivan Greg, Celso José e Jailson Costa, idealizadores do projeto Forró Para Todos, realizarão no próximo domingo, dia 05 de maio, um show inédito acompanhados por um mini trio que percorrerá o trajeto da Praça 21 de Setembro até a orla de Petrolina.

A concentração do cortejo está marcada para as 17h.

Com o apoio dos grupos de dança Sertão Pé Quente, Forrozeiros PNZ e Forrozeiros Petrolina, o projeto inovador busca celebrar a cultura nordestina através da música e da dança, promovendo a inclusão de pessoas de todas as idades e origens no forró, um dos ritmos musicais mais autênticos do Brasil.

Para Ivan Greg, “realizar um evento e um projeto como o Forró Para Todos é valorizar e manter viva a tradição nordestina com o puro forró, a sanfona, a zabumba e o triângulo ecoando por onde passar. É assim, ocupando e ecoando nas ruas, que o forró vai reconquistando seu espaço merecido em nossa cultura”. (Ascom)

Governadora Raquel Lyra lança Festival Pernambuco Meu País com abertura de edital para todas as linguagens artísticas

0

Artistas poderão participar do edital nacional, com inscrições abertas entre os dias 6 e 15 de maio, exclusivamente por meio do Mapa Cultural de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra anunciou um novo evento cultural no Estado, o Festival Pernambuco Meu País. A iniciativa levará, de forma itinerante, uma programação que abrange todas as linguagens artísticas para sete cidades do Agreste e Sertão, com o objetivo de promover a classe artística e fortalecer a economia e o turismo no Estado. O edital para apresentação de propostas artísticas de todo o Brasil, de forma democrática e inclusiva, foi lançado nesta quarta-feira (1º), no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br) e no Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br). O anúncio foi feito pela gestora na noite da última terça-feira (30), durante a 15ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco, que ocorreu no Teatro de Santa Isabel.
 
O novo festival será realizado nos municípios de Caruaru, Buíque, Bezerros, Gravatá, Arcoverde, Triunfo e Taquaritinga do Norte. “Estamos lançando o Festival Pernambuco Meu País, com o qual vamos percorrer diversas cidades do nosso Estado promovendo o encontro de artistas locais e nacionais e podendo fomentar a nossa cultura e a nossa arte. Estamos trabalhando muito firme para permitir que Pernambuco possa ser palco das nossas história, cultura e arte. O Governo do Estado está aberto à promoção de políticas culturais, sendo facilitador desses eventos”, destacou a governadora Raquel Lyra durante discurso na premiação do Prêmio da Música de Pernambuco, que contou com a presença de vários artistas pernambucanos.
 
As inscrições, por parte de artistas representantes de todas as linguagens artísticas, deverão ser feitas entre os dias 6 e 15 de maio (até às 17h), por meio de formulário disponível exclusivamente no Mapa Cultural de Pernambuco. O resultado final das propostas habilitadas será divulgado no dia 5 de junho deste ano.
 
Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos, apresentações circenses, exposições, intervenções artísticas e muitas outras atividades, de forma gratuita, para todas as idades. O Festival levará atividades que possibilitem a exploração e potencialização do mercado criativo, fortalecendo o cenário cultural, estabelecendo pontes entre artistas/espetáculos e público, e evidenciando o potencial turístico-cultural pernambucano que faz do Estado uma das maiores potências culturais do Brasil. Cada cidade receberá ações contínuas, gerando interações com artistas de diversas regiões do País. 
 
A iniciativa também movimentará a economia do setor, com uma programação democrática que agrega todas as expressões artísticas, abrindo espaço para o que há de novo na produção cultural, mas sem deixar de lado a valorização das tradições populares.
 
“O Festival Pernambuco Meu País se coloca como uma política pública fundamental, guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva da cultura. A curadoria terá como prioridade o protagonismo dos artistas pernambucanos, em especial da cultura popular, mas também se conectando com a produção artística nacional, e dando amplo espaço para outras linguagens artísticas como artesanato, dança, circo, teatro, cinema, música, literatura, artes visuais, patrimônio cultural, fotografia e design e moda, bem como espaços de formação de plateia, entre tantas outras abordagens”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
 
“A intenção do Governo de Pernambuco é promover um evento com o compromisso na produção do conhecimento e no papel transformador que a cultura exerce na vida das pessoas. O Festival Pernambuco Meu País será uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, e deixará um legado importante como a formação de novos públicos nas diversas linguagens artísticas e a contribuição na formação da identidade pernambucana”, ressaltou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
 
Com o formato itinerante por sete municípios pernambucanos, os recursos públicos serão destinados a alcançar, de forma inclusiva e democrática, uma vasta cadeia de artistas e profissionais da técnica e produção, conectando a classe artística nacional a um imensurável público.
 
Prêmio da Música de Pernambuco – Durante a 15ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco, a governadora anunciou o novo festival e também recebeu uma homenagem pelo apoio ao prêmio. Com o propósito de promover um grande encontro artístico, a premiação revela novos talentos e reconhece nomes já consagrados. O Governo de Pernambuco apoiou a realização do evento através da Fundarpe. Compareceram ao evento o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, a secretária Cacau de Paula e Renata Borba. Participaram da premiação artistas como Santanna, Onildo Almeida, Irah Caldeira e Israel Filho.
 
Serviço:
 
  • Festival Pernambuco Meu País
  • Inscrições: de 6 a 15 de maio de 2024, exclusivamente através do Mapa Cultural de Pernambuco
  • Resultado final: 5 de junho de 2024
  • Aberto para todas as linguagens artísticas

    Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Concursos públicos no ´Sertão de Pernambuco` oferecem mais de 300 vagas diretas

0

As seleções estão sendo feitas em Araripina, Salgueiro e Lagoa Grande.

Município lança Edital de Concurso Público – Prefeitura de

Para quem está em busca de um emprego público, três municípios do Sertão de Pernambuco estão com inscrições abertas para processos seletivos. A Universidade Federal do Vale do São Francisco também está realizando seleção para contratação de professor efetivo. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 317 vagas diretas.

Confira as vagas:

Câmara Municipal de Araripina

  • 18 vagas mais cadastro de reserva
  • Níveis médio e superior
  • Salários entre R$ 1.500 e R$ 2.500
  • Inscrições até 20 de maio (clique aqui)
  • Taxa de inscrição custa R$ 100 para nível médio e R$ 120 para nível superior.

Prefeitura de Salgueiro

  • 122 vagas efetivas e formação de cadastro
  • Níveis médio e superior
  • Inscrições até 20 de maio (clique aqui)
  • Taxa de inscrição varia entre R$ 106, para nível médio e técnico, e R$ 126, para os cargos de nível superior.

Prefeitura de Lagoa Grande

  • 145 vagas imediatas e 89 de cadastro reserva
  • Níveis fundamental, médio, técnico e superior
  • Inscrições até 13 de maio (clique aqui)
  • Salários entre R$ 1.397 e R$ 10.580.
  • Taxa de inscrição: R$70 (nível fundamental); R$ 100 (nível médio e técnico); R$ 130 (nível superior).

Pernambuco anuncia R$ 16 milhões para reflorestamento da Caatinga no Estado, que sofre com desertificação

0

Os recursos serão aplicados em aproximadamente 300 hectares de áreas degradadas em Unidades de Conservação ou suas respectivas Zonas de Amortecimento

BNDES antecipa em evento no Recife a celebração do Dia da Caatinga, comemorado em 28 de abril

Governo de Pernambuco anunciou, nessa segunda-feira (29), um investimento de R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil espécies nativas da Caatinga, inclusive as usadas no cultivo da agricultura familiar, em sistemas agroflorestais. O objetivo é promover o reflorestamento no bioma no Estado – o primeiro a ter o registro inédito, junto a Bahia, de clima árido no Brasil.

Para a execução do reflorestamento, será aberto esta semana o Edital da Caatinga, processo público direcionado a organizações da sociedade civil com experiência em recuperação ambiental e reflorestamento.

“Tiramos do papel um sonho de muito tempo, através de toda a regulamentação que fizemos ao longo do último ano. Lançamos o primeiro edital que vai garantir investimentos no reflorestamento da Caatinga e que se sucederão a diversas outras iniciativas que lançaremos no governo, podendo injetar recursos diretamente na produção de alimentos, na regeneração da floresta e na manutenção da população no Sertão e Agreste do Estado, onde elas têm suas raízes e identidades, permitindo que a floresta fique de pé”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os recursos, vinculados do Fundo de Compensação Ambiental, gerido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), serão aplicados em aproximadamente 300 hectares de áreas degradadas em Unidades de Conservação localizadas em Pernambuco ou suas respectivas Zonas de Amortecimento, de maneira a promover a regeneração florestal dessas regiões.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, o Edital da Caatinga faz parte do programa de reflorestamento de Pernambuco, o Plantar Juntos. “É a materialização de uma meta estabelecida pelo Governo de Pernambuco para o plantio de quatro milhões de mudas florestais de espécies nativas, no território do Estado, até 2026”, reforçou a titular da pasta.

Ao ser selecionada pelo Edital da Caatinga, a organização será braço desta primeira fase do programa de recuperação de áreas degradadas no semiárido pernambucano. Uma das exigências do documento é o envolvimento de mão-de-obra local da região envolvida no processo de reflorestamento e no monitoramento do plantio. Para garantir a perenidade dos resultados, o edital sugere estratégias de sensibilização e mobilização de proprietários de terras, através de incentivos, para a adesão ao programa

CLIMA ÁRIDO

Estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) constatou aumento de 52% das áreas semiáridas no país e o surgimento da primeira área árida no Brasil: 5,7 mil km² na divisa de Pernambuco e Bahia.

Em Pernambuco, essa área alcança os municípios de Petrolina e Belém de São Francisco. Contudo, a tendência é que o problema se alastre, já que a Caatinga contém 62% da área sujeita à desertificação do Brasil.

Diante desse cenário, os projetos envolvem uma série de técnicas que visam a recuperação da vegetação nativa e a reabilitação ecológica das áreas degradadas da Caatinga para garantir a sustentabilidade do bioma e proporcionar benefícios ecológicos, como a conservação da biodiversidade, a regulação do clima local, a saúde do solo, além de benefícios sociais.

PROJETOS NACIONAIS

O governo federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também lançaram projetos que visam o desenvolvimento socioeconômico e o restauro e proteção da Caatinga. Nesta semana, o Ministério do Meio Ambiente e o Consórcio Nordeste firmaram cooperação para avaliar a proposta do Fundo Caatinga, iniciativa que destinaria recursos para a conservação do bioma. Possíveis formatos para o mecanismo serão avaliados em conjunto com o BNDES, entre outras organizações

Segundo o BNDES, o governo federal já atua com projetos estruturantes, como o Sertão Vivo e o Floresta Viva. O Sertão Vivo é uma parceria entre o BNDES e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para apoiar o aumento da resiliência climática da população rural do semiárido do Nordeste. Em parceria com estados, o banco está direcionando R$ 1,8 bi para o fortalecimento da agricultura familiar e regenerativa da Caatinga.

Já com o projeto Floresta Viva, o governo federal, por meio de BNDES e com recursos do Fundo Socioambiental, firmou parceria com o Estado de Pernambuco para iniciar o maior projeto de recaatingamento já realizado, de até R$ 60 milhões destinados.(Jornal do Comércio-PE)

Governo de Pernambuco divulga data de pagamento da 3ª parcela do Fundef. A data é 08 de maio

0

SEE divulga cronograma de pagamentos do Fundef para 2024 – SEE

A Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, divulgou, recentemente, o calendário de pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O repasse é referente a uma dívida que a União tem com o Estado e beneficia os profissionais do magistério da educação básica (estatutários, temporários e celetistas) que atuaram na Rede Estadual de Ensino entre 1997 e 2006.

O pagamento será realizado no dia oito de maio, garantido a todos que têm o seu cadastro preenchido e devidamente validado. As datas posteriores servirão para os pagamentos dos que estiverem se regularizando. Serão mais de 63 mil pessoas beneficiadas pelo Fundef.

“O Governo de Pernambuco está empenhado em garantir que os recursos dos precatórios do Fundef cheguem o quanto antes aos professores ativos e inativos que têm o direito ao recebimento. São mais de novecentos milhões de reais esse ano. Estamos divulgando o calendário e colocando a equipe da Secretaria de Educação à disposição, por telefone, Whatsapp e e-mail, para esclarecer todas as dúvidas. Todas as ações que visem prestigiar os professores e a educação são prioridade da nossa gestão”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A plataforma https://precatoriofundef.educacao.pe.gov.br/ estará aberta para atualização de dados e contestação entre os dias 15 e 21 de abril. À medida que os beneficiários e herdeiros que ainda não realizaram o cadastro o fizerem e seus dados forem confirmados, eles serão incluídos no próximo mês de pagamento. Nos casos em que forem encontradas divergências na documentação, a SEE irá enviar e-mail ao requerente para a devida correção.

Os canais de atendimento estão disponíveis para quem ainda tiver alguma dúvida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (81) 3183-8773 / 3183-8808, pelo WhatsApp (81) 98877-1584 ou por e-mail fundefprecatorio@adm.educacao.pe.gov.br.

Cronograma

  • Abertura da Plataforma (atualização de dados e contestação) – 15 de abril
  • Análise das contestações e atualização de dados – 22 de abril
  • 3º Cálculo – Fechamento geral do índice, após inclusão das decisões das contestações – 02 de maio
  • Início dos Pagamentos – 08 de maio

Maio – 08 e 17 

Junho – 21

Julho – 19

Agosto – 23

Setembro – 20

Outubro – 18

Novembro – 22

Dezembro – 20

                                                                     Diário de Pernambuco

 

Principais equipamentos para um sistema de segurança eficiente. Só faça o melhor

0

Casas, empresas e instituições podem contar hoje com uma verdadeira lista de equipamentos que garantem a segurança, o acesso restrito e a vigilância de forma eficaz

A preocupação com a segurança tem sido assunto principal na sociedade, e não é difícil entender por quê.

Principalmente nas grandes capitais – onde o número de pessoas é imenso -, mas até mesmo em regiões mais afastadas, a proteção de propriedades e bens se tornou uma necessidade urgente.

E o aumento na procura e implementação de equipamentos de segurança tem se tornado maior com o passar dos anos, já que existem vários equipamentos que garantem a tranquilidade e proteção de residências, empresas e residências.

Para você adquirir cada um desses itens, antes, é importante desmistificar alguns deles e entender como funcionam e podem trabalhar em conjunto. Por isso, conheça agora alguns dos principais equipamentos de segurança da atualidade e proteja seus bens!

Câmeras de segurança

Sem dúvida, um dos principais recursos quando se trata em garantir a segurança de um ambiente. E a popularidade das câmeras se deve a dois motivos principais, a eficácia em desmotivar intrusos e obter riqueza informacional em caso de invasão.

Desse modo, é possível acompanhar as imagens em tempo real e responder rapidamente a qualquer atividade suspeita, ainda mais se incluir uma central de monitoramento.

Para ter uma ideia, além de captar imagens, as câmeras modernas permitem a configuração de zonas de detecção e até mesmo a definição de linhas virtuais.

Ou seja, se alguém atravessar esses limites predefinidos, a câmera pode enviar alertas imediatamente para que possa responder rapidamente a possíveis ameaças.

Então, ao considerar equipamentos de segurança, tenha em mente a inclusão de câmeras para monitoramento, pois dependendo do caso, até mesmo uma única câmera bem posicionada já faz uma enorme diferença para o ambiente.

Fechadura inteligente

Caso não conheça, as fechaduras inteligentes eliminam a necessidade de chaves físicas, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao local.

Essas fechaduras oferecem a conveniência de serem controladas por meio de um aplicativo móvel, senhas numéricas ou biometria, o que permite aos usuários travar ou destravar a porta remotamente, sem a necessidade de verificar fisicamente se a porta foi trancada.

Elas não ocasionam falhas como perda, furto ou cópia de chaves, sem contar que pode ter como condição para acesso algo único pessoal. Pense que quanto mais específica a “chave”, é mais seguro e cômodo.

Botão de pânico

Apesar do nome, o botão de pânico é um dispositivo simples e eficaz que desempenha um papel vital. Quando acionado, ele emite um sinal discreto para a empresa responsável pela segurança, avisando que está ocorrendo uma emergência.

Ele pode ser fixo, instalado em áreas estratégicas como escritórios, próximo a cofres, ou móvel, podendo ser transportado junto com o controle de alarme ou até mesmo integrado a um aplicativo de segurança.

Como pode perceber, trata-se de um simples botão que contribui significativamente dentro de um sistema de segurança integrado, especialmente em empresas e instituições privadas.

Cercas elétricas

E não estranhe ao ver as cercas elétricas aqui nessa relação, porque basta sua simples presença, tanto física quanto potencial, para oferecer uma barreira efetiva contra invasores e desencorajar atividades inesperadas.

Operando com um energizador que converte energia convencional em pulsos de alta tensão, as cercas elétricas oferecem uma proteção ativa ao emitir descargas elétricas ao serem tocadas. Uma atribuição de perigo para intrusos além do material cortante e resistente.

Sua ampliação conciliada à aplicação de câmeras, remove as possíveis brechas que um espaço poderia oferecer e impede – ou inibe fortemente – os maus intencionados.

Sistemas de biometria

Por fim e não menos importantes, a já mencionada biometria, que através de seus dispositivos tem se tornado cada vez mais popular e amplamente utilizada em mecanismos de segurança em diversas áreas e formas.

Talvez a tecnologia seja familiar, pois já está presente em smartphones e em uma variedade de outros dispositivos de uso cotidiano.

Em termos de segurança, alguns dos dispositivos que incorporam a biometria estão as já citadas fechaduras eletrônicas e controladores de acesso. Sistemas estes que permitem a autenticação por meio de características únicas como impressões digitais, reconhecimento facial ou até mesmo a leitura da íris (leitura ocular).

A sofisticação dos equipamentos de biometria é uma vantagem por se tratar de algo de uso prático, tornando o recurso ainda mais eficaz. Pois ele pode substituir sistemas tradicionais como cartões de acesso e senhas numéricas.

Especialmente no ambiente corporativo, os sistemas de biometria oferecem vantagens significativas ao lidar com um número de pessoas que pode ser grande e difícil de organizar. Nesses casos, ter um controle de acesso facial, por exemplo, não só dá segurança para a instituição como ajuda a equipe de recepção e facilita a vida dos locais.

De forma geral, todos esses itens contribuem demais para a proteger pessoas e lugares e a junção de alguns deles em um mesmo sistema pode fazer uma diferença imensa para você, cabe escolher quais os melhores para o seu caso e ver a melhora imediata.

Qualquer dúvida ligue para o blog: 87 98851.9891

Sudene aprova consultas prévias para projetos de energia renovável em três estados no Nordeste

0

Esse é o primeiro passo para a obtenção de financiamento do FDNE

Sudene aprova consultas sobre energia renovável em três estados no Nordeste - Política Piauí

Recife (PE) – A Diretoria Colegiada da Sudene aprovou seis consultas prévias de empreendimentos de energia eólica que estão sendo implantados nos estados da Paraíba (3), Pernambuco (2) e Rio Grande do Norte (1). Juntos, eles podem receber R$ 909,57 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Após a aprovação da consulta prévia, a empresa deve apresentar o projeto do empreendimento a uma instituição financeira federal – que será o agente operador e fará a análise técnico-econômico-financeira e de risco. Feita a análise do banco, a Sudene volta a avaliar o projeto e, então, decide sobre a autorização do financiamento.

Na Paraíba, estão sendo instalados três empreendimentos de energia eólica no município de Pocinhos (Centrais Eólicas Borborema I, III e IV), com previsão de investimento total da ordem de R$ 710,63 milhões e participação do FDNE de R$ 388,10, milhões. A expectativa é de que sejam gerados 157 empregos diretos e indiretos.

O estado de Pernambuco está sendo contemplado com dois projetos de energia solar (Solar do Agreste Geração de Energia Ltda e Sol do Agreste Geração de Energia LTDA), que terão investimento total de R$ 717,63 milhões e participação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste estimada em R$ 424,10 milhões. Quanto à criação de postos de trabalho, as empresas prevêem 1.352 (diretos e indiretos).

Já o Rio Grande do Norte terá um projeto da empresa Sol Serra do Mel VIII S.A, que pleiteia recursos no valor de R$ 97,35 milhões do FDNE, enquanto o investimento total é da ordem de R$ 162,26 milhões, para implantar um parque solar fotovoltaico de geração de energia no município de Serra do Mel. Devem ser gerados 190 empregos diretos e indiretos.

Todos os projetos preveem contrapartidas econômicas, sociais e ambientais, que incluem, entre outras ações, assegurar o monitoramento ambiental e a documentação rigorosa de todas as ações desenvolvidas, garantindo a inclusão de critérios ambientais em todas as fases do processo de detalhamento do projeto executivo, além de buscar manter um bom relacionamento entre a empresa e a população (PB); criação de empregos na região e entorno, geração de energia limpa/renovável e diversificação da matriz elétrica brasileira (PE); atividades focadas em três pilares primordiais (educação, economia solidária e equilíbrio hídrico), com foco na produção de energia renovável de forma sustentável e autossuficiente (RN).

Foram aprovadas, ainda, pela Diretoria Colegiada da  Sudene, consultas prévias referentes as empresas Corte 84 Indústria Frigorífica Ltda (RN) e Territorial Construções e Serviços Ltda (PE), que estão, respectivamente, ampliando uma indústria frigorífica localizada no município de Macaíba e implantando uma fábrica para produção de formas metálicas para construção civil no município de Russas.

O projeto potiguar prevê um investimento total de R$ 82,58 milhões, financiamento do FDNE no valor de R$ 41,29 milhões e geração de 680 empregos diretos e indiretos, enquanto o projeto pernambucano estima o investimento total em R$ 33,79 milhões e pode contar com R$ 16,89 milhões do fundo administrado pela Sudene, além de criar 24 postos de trabalho (diretos e indiretos).

As contrapartidas das duas empresas são estímulo à economia local, investimentos em programas de capacitação e treinamento para os colaboradores e apoio a projetos educacionais, de saúde e culturais que beneficiam diretamente a comunidade (Corte 84 Indústria Frigorífica Ltda); realização de campanha ambiental focada na orientação dos clientes, por meio de ações de sustentabilidade, com o objetivo de reduzir a geração de entulhos, preservando tanto o ambiente quanto os recursos naturais (Territorial Construções e Serviços Ltda).

Por Carla Pimentel

Energia renovável - quais seus benefícios para o meio ambiente – Cimo